sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Curiosity perfura buraco no solo de marte

Material será avaliado nos laboratórios internos do rover enviado pela Nasa


(O Globo) O rover (veículo de exploração espacial) Curiosity enviado a Marte pela Nasa perfurou seu primeiro buraco em rocha marciana desde maio. O equipamento usou sua ferramenta que funciona como uma espécie de broca para coletar amostras da superfície do Planeta Vermelho, em um local que foi apelidado de "Pahrump Hills".

A perfuração corresponde a um buraco de seis centímetros e tem o efeito de empurrar partículas de rocha pulverizada para cima, que são recolhidas por uma câmara do equipamento. Depois de peneirado, parte do material é alojado em laboratórios dentro do Curiosity.

O Curiosity já perfurou três pedras para recolher rejeitos em pó para análise em seus laboratórios de bordo. Esta última aquisição deve dar aos cientistas um exemplo do tipo de sedimento que se encontra por lá.

A equipe da missão espera que a amostra tenha um alto teor de silício, já observado em outras rochas.

Atualmente, o rover da Nasa está se locomovendo pelas colinas próximas ao "Monte Sharp", um pico que fica cinco quilômetros acima da cratera Gale. Os pesquisadores esperam que a química das rochas na base da montanha revelem novos detalhes sobre a história ambiental de Marte.

O robô, que pesa uma tonelada, já revelou que um lago e rios estiveram presentes no chão de Gale há bilhões de anos. Para cientistas, as condições desta época poderiam ter proporcionado a existência de micro-organismos no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário