segunda-feira, 4 de novembro de 2013

NASA prepara lançamento da 1.ª missão de exploração da atmosfera marciana


(Astronomia On Line - Portugal) Uma sonda da NASA que irá examinar a atmosfera superior de Marte em detalhes sem precedentes está nos preparativos finais para o lançamento previsto para Segunda-feira, dia 18 de Novembro, a partir de Cabo Canaveral no estado americano da Flórida.

A MAVEN (Mars Atmosphere and Volatile Evolution) vai examinar os processos específicos em Marte que levaram à perda de grande parte da sua atmosfera. A análise dos dados pode dizer aos cientistas mais sobre a história da mudança climática no Planeta Vermelho e fornecer mais informações sobre a história da habitabilidade planetária.

"A missão MAVEN é um passo significativo para desvendar o quebra-cabeças planetário dos ambientes do passado e do presente de Marte," afirma John Grunsfeld, administrador associado do Directorado de Missões Científicas da NASA em Washington. "O conhecimento que adquirirmos vai ajudar às missões presentes e futuras que estudam Marte e ajudar a informar futuras missões tripuladas a Marte."

A nave com mais de 2500 kg vai ser lançada a bordo de um foguetão Atlas V numa viagem de 10 meses até Marte. Quando chegar a Marte em Setembro de 2014, a MAVEN vai colocar-se numa órbita elíptica.

Ao longo da sua missão principal com a duração de um ano terrestre, a MAVEN vai observar todas as latitudes marcianas. As altitudes vão variar entre os 150 e mais de 6100 km. Durante a missão principal a MAVEN irá executar cinco manobras de mergulho profundo, descendo até uma altitude de aproximadamente 125 km. Isto marca o limite inferior da atmosfera superior do planeta.

"O lançamento é um evento importante, mas é apenas um passo do caminho até obter as medições científicas," afirma Bruce Jakosky, investigador principal do Laboratório de Física Atmosférica e Espacial (LASP) da Universidade do Colorado, em Boulder, EUA. "Estamos entusiasmados com a ciência que vamos fazer, e estamos ansiosos por chegar a Marte."

A sonda MAVEN transporta três conjuntos de instrumentos. O Pacote de Partículas e Campos, fornecido pela Universidade da Califórnia em Berkeley com suporte do LASP da Universidade do Colorado e do Centro Aeroespacial Goddard da NASA em Greenbelt, no estado americano de Maryland, contém seis instrumentos para caracterizar o vento solar e a ionosfera de Marte. O Pacote de Sensoriamento Remoto, construído pelo LASP da Universidade do Colorado, vai determinar as características globais da atmosfera superior e da ionosfera. O Espectrómetro de Gás Neutro e Massa Iónica, construído pelo Goddard, vai medir a composição da atmosfera superior de Marte.

"Quando propusemos e fomos seleccionados para desenvolver a MAVEN em 2008, fixámos a mente no dia 18 de Novembro de 2013 como a nossa primeira oportunidade de lançamento," afirma Dave Mithcell, gestor do projecto MAVEN em Goddard. "Agora estamos prontos para lançar nesse mesmo dia. É um grande feito da equipa."

Nenhum comentário:

Postar um comentário