quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Japão aprova um canhão espacial para explorar subsolo de asteroide

Sonda que vai decolar no ano que vem levará instrumento de exploração. Procedimento semelhante já foi feito em relação a asteroide Itokawa.



(AFP/G1) A agência de exploração espacial japonesa Jaxa anunciou nesta quarta-feira (23) ter testado com sucesso uma espécie de canhão espacial que deverá retirar amostras do subsolo do asteroide '1999JU3'.

Este instrumento, uma combinação entre uma bomba e um canhão, equipará a sonda Hayabusa-2, que decolará no próximo ano para tirar amostras do asteroide em 2018 e trazê-las de volta à Terra em 2020.

Quando alcançar a órbita desejada do pequeno asteroide, a sonda Hayabusa-2 liberará este 'canhão espacial' e depois ficará à espera do outro lado do asteroide. O canhão então lançará uma bala de metal sobre o asteroide para criar uma cratera na qual, posteriormente, pousará a sonda que vai recolher as amostras do subsolo.

Os cientistas da Jaxa consideram que é mais interessante analisar o subsolo que a superfície do asteroide, pois o material externa fica alterado por sua exposição permanente aos raios cósmicos.

Uma sonda similar ao Hayabusa-2 foi lançada em 2003 para tirar amostras do asteróide Itokawa, apesar de empregando uma técnica diferente.

Compreender os materiais dos corpos celestes pode ajudar, explicou Jaxa, a explicar melhor as condições de formação da Terra e a aparição da vida.
----
Matérias similares no Terra e Exame
----

Nenhum comentário:

Postar um comentário