terça-feira, 22 de outubro de 2013

Índia lança primeira missão a Marte em 5 de novembro

(AFP/Terra) Cientistas anunciaram nesta terça-feira o lançamento, em 5 de novembro, da primeira missão indiana a Marte, que tinha sido adiada devido a problemas no posicionamento de um sistema que rastreará a operação a bordo de um navio.

O lançamento da 'Mars Orbiter Mission' não tripulada teve que ser remarcado depois que a Agência Espacial Indiana (ISRO) informou no fim de semana que não conseguiria realizá-lo em 28 de outubro, conforme o esperado.

Dois navios indianos foram enviados para as ilhas Fiji, no Oceano Pacífico, para fazer um rastreamento constante do foguete, mas um deles demorou em chegar devido ao mau tempo.

"A 'Mars Orbiter Mission' foi remarcada para 5 de novembro e sua nave espacial será lançada às 14h36 IST (horário indiano padrão) do centro espacial de Sriharikota", declarou à AFP o porta-voz da ISRO, Deviprasad Karnik.

A sonda de 1,3 tonelada será lançada a bordo de um foguete de 350 toneladas de Sriharikota, na Baía de Bengala, cerca de 80 km a nordeste de Chennai.

A missão marciana, que deve durar nove meses, foi aprovada pelo governo com um orçamento de 4,5 bilhões de rúpias (US$ 73 milhões).

Para a Índia, a missão representará um passo significativo para seu programa espacial, que já conseguiu enviar uma sonda para a Lua e desperta o orgulho nacional do país de 1,2 bilhão de habitantes.

Mas os gastos com esta missão também têm recebido críticas, em um país em que o governo luta para combater a pobreza que aflige grande parte da população, assim como importantes problemas de infraestrutura.

Uma série de países já enviou missões a Marte, como Estados Unidos, Rússia, Japão e China.
----
Matéria similar no UOL
----
E mais:
Índia e China avançam no espaço (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário