quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Índia planeja lançar nave não tripulada para Marte até novembro

Missão de R$ 160 milhões deve partir entre outubro e 19 de novembro. Engenheiros estão montando orbitador em centro de satélites de Bangalore.


(G1) O governo da Índia planeja lançar uma nave espacial não tripulada para Marte entre os dias 21 de outubro e 19 de novembro. Segundo o diretor do projeto, S. Arunan, a missão não tripulada de cerca de R$ 160 milhões fará uma viagem de nove meses até o planeta vermelho, onde deve realizar experimentos científicos.

A sonda de 1.340 kg tem sido construída ao longo de um ano e deve orbitar Marte a uma distância de 375 km da superfície por pelo menos seis meses. Sua distância máxima do planeta deve chegar a 80 mil km, quando estiver mais afastado da trajetória elíptica marciana – órbita que o planeta faz em torno do Sol.

Nesta quarta-feira (11), engenheiros foram fotografados montando o orbitador no centro de satélites da Organização Indiana de Pesquisa Espacial (Isro), em Bangalore, no sul do país.

A nave deve ser lançada pelo foguete Veículo Lançador de Satélite Polar (PSLV-C25), de 350 toneladas, previsto para sair de Sriharikota, também no sul da Índia, com cinco instrumentos científicos a bordo.

De acordo com Arunan, a data exata do lançamento vai depender das condições meteorológicas e de outros fatores críticos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário