quinta-feira, 17 de julho de 2014

Robô Curiosity, da Nasa, descobriu seu primeiro meteorito em Marte


(Daily News / Jornal Ciência) O robô Curiosity encontrou seu primeiro meteorito no planeta vermelho -, uma pedra brilhante apelidada de "Líbano".

Feito principalmente de ferro, o meteorito impressionante tem 2 metros de largura e pode ajudar os cientistas a descobrirem a razão pela qual a maioria dos meteoritos no planeta vermelho são ricos em ferro.

A rocha tem gerado entusiasmo em Houston, nos EUA, sede da Nasa. No Twitter, os cientistas que manipulam o robô, escreveram: “Heavy Metal! Eu encontrei um meteorito de ferro em Marte", enquanto o porta-voz da Nasa, Guy Webster, disse na mesma rede social que era um bloco enorme.

As imagens cogitam ainda a hipótese de existir outro meteorito nas proximidades, rotulado temporariamente como “Líbano B”.

O Sr. Webster acrescentou que um terceiro meteorito, que também tem 2 metros de largura e está perto dos meteoritos “Líbano e Líbano B”, pode ter sido capturado em uma imagem que ainda precisa ser apurada.

As imagens obtidas pelo robô mostraram cavidades angulares e estranhas na superfície do meteorito. Além disso, outras imagens foram obtidas usando as sondas Spirit e Opportunity.

As cavidades irregulares podem ter sido provocadas por erosão. Outra possibilidade plausível é que essas cavidades continham cristais de olivina – que pode ser encontrada em tipos raros de meteoritos de ferro.

A Nasa divulgou ontem uma foto detalhada do meteorito Líbano, no entanto, a descoberta foi feita no dia 25 de maio.

Estas são as primeiras rochas espaciais em Marte descobertas pelo Curiosity desde que pousou no planeta vermelho há dois anos.

Meteoritos ferrosos não são raros entre os meteoritos encontrados na Terra, mas são menos comuns do que meteoritos rochosos.

Em Marte, meteoritos de ferro dominam o pequeno número de meteoritos que foram encontrados. Parte da explicação pode vir da resistência do ferro sobre processos de erosão que ocorrem por lá.
----
Matéria similar no AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário