terça-feira, 13 de maio de 2014

Cientistas descobrem causas da inundação antiga em Marte


(Voz da Rússia) Os cientistas holandeses e alemães apresentaram evidências da existência de um lago com água líquida em Marte.

Os autores do estudo publicaram seu trabalho na revista Icarus, cuja versão reduzida pode ser encontrada no site New Scientist.

Os cientistas se interessaram pela origem de canais ao redor da cratera Aram Chaos. Eles concluíram que durante o chamado período Hesperiano, na cratera, se encontrava um lago coberto pela camada de gelo. Uma vez que a cobertura de gelo começou a degelar-se, grandes correntes de água se derramaram, formando canais. Os especialistas mostraram que o alargamento do lago ocorreu em várias etapas. Primeiro, se formaram dois pequenos canais que provocaram a destruição das paredes do cárter, em seguida, formou-se o maior canal.

Os peritos acreditam que o lago existia, quando a atmosfera de Marte era mais quente. O arrefecimento do planeta formou as camadas superiores de gelo que cobriam a água aquecida por várias fontes termais por baixo. As precipitações sólidas da atmosfera que se acumularam na camada de gelo levaram ao seu desabamento e às cheias.

O referido estudo permite acreditar que o lago da cratera Aram Chaos tinha, durante alguns milhões de anos, boas condições para a vida microbiana. Os cientistas esperam que esse lago morto ainda guarda seus vestígios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário