sexta-feira, 9 de maio de 2014

Aranha 'ginasta' inspira engenheiro a criar robô para explorar Marte

Espécie de aracnídeo descoberta no deserto do Marrocos se locomove com cambalhotas para fugir de seus predadores



(O Globo) Uma espécie recém-identificada de aranha chamada Cebrennus rechenvergi, que se locomove com movimentos acrobáticos, inspirou o responsável pela descoberta. Ele desenvolveu um robô com habilidades semelhantes que, segundo seu criador, seria ideal para explorar a superfície do planeta Marte.

O engenheiro alemão Ingo Rechenberg registrou a aranha no deserto do Marrocos em 2009, mas a espécie só foi batizada no mês passado. No começo, o inseto foi chamado de "flicflac", por causa das cambalhotas que aplica durante sua locomoção, como se estivesse tropeçando de propósito, para avançar mais rapidamente.

É o único aracnídeo com a habilidade de dobrar sua velocidade, de cerca de 1 metro por segundo para até mais de 2 metros por segundo, para fugir de perigos fazendo rolamentos com as patas. Estudioso de animais do deserto há décadas, Rechenberg também é especialista em biônica. Ele decidiu, então, criar um robô que imitasse a flicflac.

Segundo Rechenberg, a máquina seria ideal para se locomover na complicada superfície de Marte, mas precisaria de muito mais resistência do que a aranha, até porque se o inseto correr dando cambalhotas mais de quatro ou cinco vezes num dia, ele morre de cansaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário