sexta-feira, 18 de abril de 2014

Um poético poente marciano


(Mensageiro Sideral - Folha) Bem, agora que a Lua vermelha já passou, e o mundo ainda não acabou, vamos dar uma rápida passada no planeta vermelho. O jipe Curiosity tirou uma das fotos mais bonitas de sua missão até agora: um encantador pôr do Sol marciano.

O valor científico da imagem, admitamos, é pequeno. Até é possível fazer alguns estudos da atmosfera com esse tipo de imagem, ou tentar registrar objetos astronômicos, mas a motivação principal é a exploração — é nos colocar lá, como se estivéssemos nós mesmos caminhando por Marte em busca das respostas sobre seus mistérios presentes e pretéritos.

Pode parecer um desperdício, com tanta ciência ainda por fazer, e com o custo envolvido na colocação de um equipamento sofisticado como o Curiosity na superfície de um planeta vizinho. Mas não é. Na verdade, trata-se de uma parte essencial do esforço.

Afinal, nem todos nós estamos destinados a nos tornar cientistas planetários e estudiosos de Marte. Mas todos podemos nos encantar com a conquista humana do espaço e nos inspirar por suas realizações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário