terça-feira, 22 de abril de 2014

'Selfie' de robô que explora Marte mostra painéis solares mais limpos

Ventos de março tiraram parte da terra de cima do jipe Opportunity. Dessa forma, haverá mais energia disponível para trabalhos do veículo.


(G1) Uma foto tipo "selfie" tirada pelo robô Opportunity, um dos jipes que fazem parte do programa de exploração de Marte da agência espacial americana (Nasa), mostrou que os painéis solares sobre o veículo estão mais limpos que nunca para esta época do ano: o inverno marciano.

Segundo a Nasa, foram os efeitos dos ventos no fim de março que removeram a terra acumulada da superfície do veículo. A foto foi feita pela câmera panorâmica (Pancam) do Opportunity.

O robô pousou no planeta vermelho em janeiro de 2004. Desde agosto de 2011, ele se encarrega de investigar regiões da borda oeste da cratera Endeavour.

A Nasa afirma que a energia extra que será obtida com a maior quantidade de luz absorvida pelos painéis solares limpos vai ser usada para inspecionar a região de "Murray Ridge", também na borda oeste da Endeavour. O objetivo é entender melhor sobre ambientes úmidos existentes no passado de Marte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário