quarta-feira, 19 de março de 2014

Existem ondas em Titã, lua de Saturno

NASA encontra as primeiras evidências da existência de ondas em Titã. A novidade foi dada ontem pelo astrónomo Jason Barnes, da Univerdade de Idaho



(MaiorTV) Foi entre 2005 e 2007 que, graças à sonda Cassini, a NASA descobriu as primeiras evidências da existência de oceanos em Titã, lua de Saturno. Mais recentemente, entre 2012 e 2013, a mesma sonda tem andado a espiar Titã à procura de novos detalhes a partir de pequenos reflexos provenientes do Purga Mare, um dos mares de hidrocarboneto existentes nessa lua.

Esses reflexos vêm de pequenas ondulações pouco maiores que dois centímetros de altura. Esta é mesmo uma descoberta maior do que se pensava, já que se julgava que os oceanos de Titã não tinham qualquer tipo de atividade, refere o site Nature.

A novidade foi dada ontem pelo astrónomo Jason Barnes, da Univerdade de Idaho, em Moscovo, no âmbito de uma apresentação na Lunar and Planetary Science Conference. Durante a conferência, falou-se também na possibilidade de existirem mais ondas noutros mares de Titã.

Os astrónomos esperam agora encontrar mais casos semelhantes e segredos na lua de Saturno. Contudo, esta será uma pesquisa difícil, tendo em conta as atividades naturais da lua que dificultam a análise da sua superfície e a topografia dos oceanos.
----
Matérias similares no Astronomia On Line - Portugal e Eternos Aprendizes
----
E mais:
Surfando em Titã? (Fundação Planetário)

Nenhum comentário:

Postar um comentário