terça-feira, 19 de novembro de 2013

Mars Reconnaissance Orbiter já enviou 200 TB de dados para a Terra


(Baboo) A sonda Mars Reconnaissance Orbiter é um dos importantes instrumentos da NASA para adquirir informações sobre Marte.

Desde 2006, quando o dispositivo começou a operar, a sonda já enviou mais de 200 terabits de informações para a Terra – o equivalente a três meses de vídeos em resolução HD ou 25.600 GB.

Mars Reconnaissance Orbiter coleta dados da superfície de Marte há sete anos
O aparelho coleta as suas próprias informações e serve como uma ponte para transmitir dados enviados por sondas que também estão no planeta vermelho.

Esses 200 terabits não incluem dados vindos de outros aparelhos. 99,9% do volume total vem da própria matriz de seis instrumentos científicos da sonda. Isso representa cerca de três vezes o volume de todos os dados recolhidos pelo departamento de Espaço Profundo da NASA ao longo da última década.

Os dados são adquiridos depois de uma órbita de duas horas que coloca a sonda “na mira” da Terra. Isso acontece cerca de 30 vezes por mês, com exceção dos momentos em que o Sol está entre a Terra e Marte.

A Mars Reconnaissance Orbiter usa uma antena parabólica de 10 metros para transmitir os dados e é alimentada por painéis solares de 215 metros.

A sonda mapeou grandes áreas da superfície marciana com instrumentos topográficos de alta resolução. Os dados recolhidos ao longo da missão foram usados para mostrar que Marte não é um planeta morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário