segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Cientistas descobrem anel de poeira na órbita de Vênus

É a segunda vez que cientistas descobrem uma estrutura como essa no nosso sistema solar


(Info/Exame) Pesquisadores britânicos confirmaram que existe um anel de poeira na órbita de Vênus. É a segunda vez que cientistas descobrem uma estrutura como essa no nosso sistema solar.

Os cientistas da Open University e da University of Central Lancashire sabem há anos que existe uma nuvem de poeira no sistema solar. Ela vai desde o cinturão de asteroides até o Sol. Ao longo das últimas décadas, os cientistas perceberam que a gravidade pode ter puxado parte dessa nuvem de poeira para dentro da órbita dos planetas.

A Terra, por exemplo, tem um anel de poeira. Há 20 anos, sondas enviadas ao espaço pela União Soviética encontraram evidências de que o anel também existia em Vênus. Mas, infelizmente, as evidências não eram fortes o suficiente para provar que o anel realmente existe.

Agora, os pesquisadores encontraram novas provas de que existe um anel de poeira em Vênus. Os cientistas descobriram que o anel de poeira do planeta tem duas partes. Enquanto uma fica fora da órbita de Vênus, a outra fica dentro.

A nuvem de poeira na órbita de Vênus tem 220 ​​milhões de quilômetros de diâmetro. As partículas de poeira que formam o anel não duram muito tempo e ficam em constante movimento em direção ao Sol.

Segundo a pesquisa, a vida útil da poeira que forma o anel é de cerca de 100 mil anos. Pela vida curta, não oferece pistas sobre a formação do sistema solar. Mas o anel é muito importante para a ciência entender o que acontece com a poeira formada a partir de colisões de asteroides e de cometas. Um estudo mais aprofundado dos anéis de poeira perto de Vênus e da Terra também pode ajudar na compreensão dos exoplanetas.
----
Matéria similar no Astronomia On Line - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário