segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Sonda da Nasa fotografa a Terra antes de seguir viagem para Júpiter

Equipamento usou força gravitacional do planeta para aumentar velocidade. Previsão é que a sonda Juno chegue ao planeta gasoso em 2016.



(G1) Imagem divulgada na última sexta-feira (11) pela agência espacial americana, Nasa, feita pela sonda espacial Juno mostra o extremo sul da América do Sul e um pedaço da Antártica.

A fotografia foi feita durante um sobrevoo do equipamento ao redor do planeta. A sonda utilizou a gravidade da Terra para pegar “impulso” e seguir viagem em direção a Júpiter.

Ao usar a força gravitacional terrestre como estilingue, a velocidade da sonda passou de 125,5 mil km/h para 140 mil km/h, o suficiente para navegar no espaço para além do cinturão de asteroides. A previsão é que a sonda chegue ao planeta em 2016.

Ao chegar em Júpiter, o equipamento da Nasa vai ficar um ano (terrestre) fazendo imagens e análises – ao todo, serão completadas 33 órbitas antes da nave espacial se chocar contra o planeta.

Entre suas missões, a Juno deve determinar a composição da atmosfera do planeta e exatamente quanta água existe por ali. A sonda também vai estudar os polos e o campo magnético de Júpiter.

Júpiter é o maior de nossos vizinhos, onze vezes maior do que a Terra e com uma massa maior que duas vezes todos os outros planetas juntos. Assim como Saturno, Urano e Netuno, ele é gasoso – ao contrário de Terra, Marte, Vênus e Mercúrio.
----
Matéria com infográfico aqui
----
Matéria similar no AstroPT

Nenhum comentário:

Postar um comentário