quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Faça um tour animado pela superfície de Marte

Há 10 anos na órbita de Marte, a missão Mars Express já deu mais de 12 mil voltas ao redor do planeta e os dados recolhidos viraram uma interessante animação


(Exame) A missão espacial Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), circula Marte há 10 anos. Equipada com uma câmera de alta resolução, a sonda vem capturando imagens de dados do planeta vermelho durante todo este tempo. E estas informações acabaram de virar uma interessante, e detalhada, animação que mostra a superfície e a topografia do planeta.

Desde que chegou à órbita do planeta, no dia 25 de dezembro de 2003, a Mars Express deu mais de 12 mil voltas ao seu redor.

As imagens capturadas pela sonda permitiram a montagem deste vídeo, que, segundo pesquisadores do braço alemão da ESA, foi montado como um grande quebra-cabeça.

Ao som de uma trilha sonora elaborada pelo cientista Stephan Elgner, que faz parte do time de cartografia da missão, e com cerca de 4 minutos de duração, o vídeo mostra o vulcão mais alto e o vale mais profundo de Marte. Além disso, é possível observar os processos geológicos que aconteceram no planeta há bilhões de anos como, por exemplo, os locais que algum dia foram cobertos por água.

“Esta missão deveria ter durado um ano marciano, que equivalem a dois anos da Terra”, explicou Ralf Jaumann, um dos gerentes do centro aeroespacial alemão. Segundo ele, a missão foi estendida várias vezes pela ESA e a sonda deve continuar a orbitar Marte até o final do ano que vem. “Tudo está funcionando perfeitamente e ainda estamos registrando importantes informações para a pesquisa sobre o planeta.” Veja o vídeo abaixo.


----
Matérias similares no Voz da RússiaAstroPT e Herton Escobar

Nenhum comentário:

Postar um comentário