quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Robô Curiosity inaugura ferramenta que 'varre' poeira de rochas de Marte

Escova com cerdas de arame fica na extremidade do braço do jipe. Pedaço de rocha limpo pelo veículo tem dimensão de 47 por 62 milímetros.



(G1) O robô Curiosity, da agência espacial americana (Nasa), usou pela primeira vez em Marte uma ferramenta motorizada que serve para remover poeira da superfície do planeta.

O instrumento é uma escova com cerdas de arame que fica na extremidade do braço do jipe e deve ajudá-lo a analisar a composição química do terreno marciano.

A imagem abaixo, feita com a câmera Mars Hand Lens Imager (Mahli) a uma distância de 25 centímetros, mostra uma área de rocha limpa pela ferramenta, chamada Dust Removal Tool. O veículo a usou no domingo (6), seu 150º dia no planeta vermelho – onde deve completar uma missão de pelo menos dois anos.

O pedaço de rocha "escovado" foi apelidado pelos cientistas de "Ekwir_1". Apesar de parecer grande, a região tem apenas 47 por 62 milímetros, pois a foto foi feita em escala de 1 centímetro.

A ferramenta que "varre" a poeira foi construída pela empresa HoneyBee Robotics, de Nova York. Atualmente, o Curiosity está em um local conhecido como Yellowknife Bay, uma espécie de depressão dentro da Cratera Gale, onde o jipe aterrissou no início de agosto de 2012.
----
Matéria similar na Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário