sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Marte empaca



(Teoria de Tudo - Folha) OS RUMORES DE QUE A NASA iria anunciar uma descoberta extraordinária sobre Marte na semana que vem ganharam tal força na internet que a agência espacial decidiu emitir hoje um comunicado de imprensa para negar que o jipe Curiosity tenha encontrado moléculas orgânicas.

Segundo o JPL (Laboratório de Propulsão a Jato), que comanda a missão, as observações a serem apresentadas no próximo encontro da União Geofísica Americana são apenas uma atualização sobre o uso do Curiosity para investigar um “depósito de solo arenoso”.

O comunicado afirmou que, até agora, “os instrumentos do jipe não encontraram nenhuma evidência definitiva de substâncias orgânicas marcianas”. A Nasa não explicou se o mal-entendido foi um excesso de entusiasmo do cientista John Grotzinger, que declarou à rádio americana NPR que a descoberta a ser anunciada iria “entrar para a história”. Também não colocou a culpa no jornalista que divulgou a informação.

Os rumores de que algo extraordinário seria anunciado se espalharam tanto que tentativas iniciais de desmentir boatos não surtiram efeito. Teve gente especulando até a descoberta de micróbios marcianos. Quando o JPL emitiu o comunicado formal sobre a não-descoberta, porém, a informação já havia tomado a internet. Agora “o rabo já está abanando o cachorro”, como costumam dizer os americanos.

Quem se recusa a aceitar a decepção, porém, pelo menos já tem data para satisfazer a curiosidade. A apresentação dos cientistas da Nasa na AGU está marcada para 15h00 (hora de Brasília) da próxima segunda-feira (3) no congresso em San Francisco. Se realmente for uma notícia impactante, qualquer veículo de imprensa vai ajudar a propagar. Ou não.

Da minha parte, ficarei decepcionado se o Curiosity nunca encontrar moléculas orgânicas. Talvez agora ainda seja cedo para isso, mas esse é o objetivo da missão básica de dois anos do jipe. Quem espera ver um micróbio (ou algum ser mais complexo) provavelmente vai ficar mais decepcionado que eu.
----
E mais:
O robô Curiosity da NASA não detectou matéria orgânica em Marte (Público - Portugal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário