sexta-feira, 4 de maio de 2012

Antes e depois, direto de Marte


(Cesar Baima - O Globo) O veículo-robô Opportunity se prepara para começar seu nono ano de viagem pela superfície de Marte em uma das missões de maior sucesso da Nasa nos últimos tempos. Inicialmente previsto para operar por apenas três meses, o pequeno "tratorzinho" em muito ultrapassou a sua expectativa de vida, ajudando a reforçar as teorias de que o planeta vermelho já teve água em sua superfície e capacidade de abrigar vida.

O Opportunity pousou em Marte em 25 de janeiro de 2004, três semanas depois de seu irmão, o Spirit, ter descido no outro lado do planeta. De lá para cá, ele já percorreu mais de 23 quilômetros, deixando a cratera Eagle, seu destino inicial e no interior de outra cratera muito maior, a Victoria, e chegando à cratera Endeavour, em cuja borda está estacionado atualmente, aguardando o fim do inverno marciano para retomar suas pesquisas.

Para mostrar o tamanho do feito do Opportunity em um ambiente nada fácil de trabalhar, os cientistas da Nasa divulgaram dois "autorretratos" feitos pelo veículo. O primeiro, tirado entre 2 e 4 de setembro de 2007 e que abre este post, mostra ele surpreendentemente limpo pouco após uma tempestade de areia. Já no segundo, captado entre 21 e 24 de dezembro de 2011 e abaixo, o Opportunity está quase que totalmente coberto de poeira. Esta sujeira toda reduz a captação de energia pelos painéis solares do veículo, que então tem de aproveitar os ventos que marcam o fim do inverno marciano, acompanhado do aumento da incidência de luz, para recarregar suas baterias e continuar a rodar por Marte. Saiba mais sobre a quantas anda a missão do Opportunty aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário