(Terra) Urano pode ter batido "para frente e para trás" entre Júpiter e Saturno antes de se fixar em sua atual localização, sugerem cientistas. As informações são do site NewScientist.
Simulações em laboratório foram realizadas no Observatório Côte d'Azur, na França, por equipe liderada pelo cientista Alessandro Morbidelli, para entender como cada planeta acabou localizado em suas atuais regiões do espaço. A movimentação de Urano lembra um jogo de pinball.
Simulações anteriores mostraram que Júpiter e Saturno também se moveram de sua órbita inicial após contato com objetos espaciais. O movimento de Urano pode ter acabado apenas há 100 mil anos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Saudações!
ResponderExcluirGostaria de agradecer a divulgação desta notícia. Mas vale salientar que esta equipe já propõe esta tese desde 2005, numa série de 4 artigos publicados na revista Nature. Mais interessante ainda é que, dentre os principais pesquisadores da equipe do Professor Morbidelli, destaca-se um brasileiro, o Prof. Dr. Rodney Gomes, do Observatório Nacional (RJ).
Novamente, parabéns pela iniciativa.
Até uma próxima.
Pedro Ivo Brasil