quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Marte teve condições para a vida durante milhões de anos

Os elementos essenciais à vida estavam lá. Faltava provar que tinha havido tempo suficiente de habitabilidade.



(DN - Portugal) Na lista de ingredientes necessários à vida, Marte tem vindo a preencher todos os requisitos: jáse demonstrou a existência de água e de uma fonte de energia (o Sol)e estão presentes os cinco elementos básicos. A saber: oxigénio, carbono, hidrogénio, nitrogénio e fósforo. Faltava apenas o que se exige a qualquer bom cozinhado: bastante tempo.

Para a vida poder evoluir e prosperar não basta que um planeta seja habitável em determinado período da sua história. É preciso que essas condições de habitabilidade se mantenham inalteradas por longos períodos.

Os cientistas já tinham afirmado que, há milhares de milhões de anos atrás, Marte foi um planeta que reuniu todas as condições necessárias para albergar a vida. Mas, até agora, não existiam indícios que permitissem afirmar que essa conjugação de fatores tivesse perdurado, em algum momento, por mais do que centenas ou milhares de anos. Agora, graças às deambulações do rover Curiosity pela superfície do planeta vermelho, os dados mudaram.
----
Matéria similar no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário