sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Espaçonave Juice será enviada em 2022 para explorar Júpiter e procurar sinais de vida extraterrestre


(Jornal Ciência) Astrônomos acreditam que Júpiter e suas luas poderiam fornecer a melhor esperança de encontrar sinais de vida alienígena em nosso sistema solar.

Agora, com o intuito de explorar oceanos distantes, a espaçonave que irá explorar as luas congeladas de Júpiter, foi autorizada a ser lançada em 2022.

A nave exploradora de cinco toneladas chegará a Júpiter em 2030, onde usará seu conjunto de instrumentos para explorar a atmosfera do planeta, bem como sua magnetosfera e seus anéis.

Juice também vai olhar para diversas luas galileanas de Júpiter - Io, Europa, Ganimedes e Callisto. O foco será, em grande parte, em Ganimedes, sendo a primeira vez que uma exploradora orbitará uma lua congelada.

No início deste ano, cientistas disseram que Ganimedes pode ter gelo e oceanos empilhados em várias camadas. Anteriormente, pensava-se que a lua abrigava um oceano em duas camadas de gelo, uma em cima e outra em baixo, mas agora acredita-se que ela possua várias camadas.

Os cientistas afirmam que locais onde a água interage com a rocha são importantes para o desenvolvimento da vida. Por exemplo, é possível que a vida tenha começado na Terra através de escapes de ar em nossas profundeza oceânicas.

Além disso, a espaçonave visitará Calisto, o corpo com mais crateras no sistema solar, e voar duas vezes pela lua Europa, onde se espera que ela consiga medir a espessura de sua crosta gelada pela primeira vez, identificando locais propícios para futuras explorações.

A missão Galileu encontrou fortes evidências de que um oceano subterrâneo de água salgada está em contato com um fundo do mar rochoso no local.

Os cientistas acreditam que esse contato entre o oceano e as formações geladas possam fornecer fontes de energia química, sustentar formas simples de vida.

Acredita-se também que gêiseres jorrando da lua de Júpiter possam ser uma oportunidade de detectar vida extraterrestre abaixo da superfície. Isto foi baseado em observações do Telescópio Espacial Hubble, em dezembro de 2013, que viu vapores de água sendo ejetado da lua.

"Júpiter é o arquétipo dos planetas gigantes do sistema solar e de muitos planetas gigantes que estão sendo encontrados ao redor de outras estrelas”, disse o professor Álvaro Giménez Cañete, diretor de Ciência e Exploração Robótica da ESA, quando a missão foi anunciada.

“Juice nos dará uma melhor visão sobre como gigantes de gás e sua órbita podem formar mundos com potencial para a realização de vida”, finalizou.
----
Matéria com vídeo aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário