segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Astrônomos estudam grandes tempestades em Urano


(Voz da Rússia) Os cientistas da Universidade da Califôrnia, Campus Berkeley, estão estudando as fortes tempestades que têm sido observadas no planeta Urano ao longo dos últimos meses tanto por astrônomos profissionais como amadores, lê-se num comunicado da UC Berkeley.

"Os fenômenos atmosféricos em Urano são incrivelmente ativos", relata Imke de Pater, chefe do departamento de astronomia na Universidade de Berkeley. Sob sua chefia, uma equipe de cientistas que trabalhou no Havaí, usando o telescópio WM Keck II, registrou nos dias 5 e 6 de agosto de 2014 oito grandes tempestades no hemisfério norte de Urano. Alguns dos pontos luminosos na atmosfera do planeta foram tão intensos que vários astrônomos amadores conseguiram enxergá-los utilizando telescópios muito menos sofisticados.

"A cor e a morfologia do complexo nebuloso em Urano sugere que a tempestade pode ser provocada por um vórtice na profundidade da atmosfera", acredita Lawrence Sromovsky, um cientista da Universidade de Wisconsin.
----
E mais:
Análise de imagens antigas revela características ocultas de Urano (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário