terça-feira, 21 de outubro de 2014

Uma janela para o interior de uma das luas de Saturno

Oscilações de Mimas em sua órbita em torno do planeta dão pistas sobre o que se esconde sob sua superfície gelada


(O Globo) Oscilações de Mimas, a chamada “lua regular” mais próxima de Saturno, em sua órbita em torno do planeta dos anéis deram aos cientistas pistas sobre o que pode estar escondido sob sua superfície gelada. Com base em observações feitas com a sonda Cassini, da Nasa, um grupo internacional de astrônomos liderado por Radwan Tajeddine, da Universidade de Cornell, nos EUA, acredita que a pequena lua, com cerca de 400 quilômetros de diâmetro, tem ou um núcleo rochoso ovalado ou um oceano sob o gelo.

- Depois de um exame detalhado de Mimas, descobrimos que ela tem uma libração, isto é, ela oscila sutilmente, em torno de seu eixo polar – conta Tajeddine, principal autor de artigo sobre o estudo, publicado na edição desta semana da revista “Science”. - Em termos físicos, esta oscilação para frente e para trás deveria produzir um deslocamento de três quilômetros na sua superfície, mas no lugar disso observamos um inesperado deslocamento de seis quilômetros.

Diante desta medição, Tajeddine afirma ser possível afirmar que o interior de Mimas não é uniforme e que as oscilações são produzidas ou por um núcleo rochoso de formato irregular ou pela movimentação da água de um oceano que estaria sob sua crosta de gelo de cerca de 25 a 30 quilômetros de espessura.

- Essencialmente, o que a Natureza nos permitiu fazer é o mesmo que uma criança faz ao balançar um presente embrulhado na esperança de descobrir o que está lá dentro – compara.
----
Matérias similares no UOLiGR7Eternos AprendizesAstroPT e Astronomia On Line - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário