quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Missão para Marte pode ser liderada por mulheres

Escritora que fez parte de simulação de missão defende que mulheres consomem menos


(R7) A primeira missão tripulada a Marte deve ser só de mulheres. É o que reinvindica uma escritora que fez parte da primeira missão simulada ao planeta vermelho. As informações são do jornal Daily Mail

A escritora Kate Greene, que escreve sobre ciência, diz que as mulheres necessitam de uma menor ingestão calórica do que os homens e, portanto, precisariam de menos recursos em uma missão a Marte. Ela alega que realizar a missão só com mulheres seria mais barato e viável.

No último ano, ela participou de um projeto da Nasa chamado de Hi-Seas (Hawaii Space Exploration Analog and Simulation), que simulou uma missão de longa duração à Marte. O experimento procurou simular o que poderia acontecer em uma missão real, com a equipe passando a maior parte de seu tempo em uma estrutura.

Em Marte, qualquer futura missão estaria sujeita à limitação de recursos, ou seja, qualquer tentativa de ir à Marte passaria pela questão da sustentabilidade. De acordo com Greene, o envio de mulheres ao planeta vermelho seria a resposta.

— Semana após semana, as três tripulantes do sexo feminino gastaram menos da metade das calorias dos três tripulantes do sexo feminino. Menos da metade!

Ela disse ao Daily Mail que todos estavam executando a mesma quantidade de exercícios físicos todos os dias – cerca de 45 minutos por dia durante cinco dias consecutivos por semana. Entretanto, ela alega que o metabolismo feminino reagiu totalmente diferente.

Segundo Greene, era raro uma mulher queimar mais de 2 mil calorias por dia, enquanto os homens regularmente excediam a queima de 3 mil calorias. Por isso, ela defende que uma missão só com mulheres é mais barato e viável.

Ela também analisa que astronautas menores são uma opção mais atraente do que os mais altos.

— Pequenas mulheres não têm demonstrado ser mais burras que homens ou mulheres grandes, por isso não há razão para escolher as pessoas maiores para uma tripulação de voo quando é o poder do cérebro que você quer.

A maioria das estimativas apontam que uma missão a Marte custe por volta de US$ 100 milhões (cerca de R$ 248 milhões).

Até o momento, a esmagadora maioria dos astronautas foram homens. A Rússia, por exemplo, enviou apenas recentemente uma mulher ao espaço, depois de várias décadas sem nenhuma cosmonauta feminina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário