quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Sonda indiana entra na órbita de Marte

Mangalyaan chegou ao Planeta Vermelho após uma viagem de 10 meses. 'A história foi escrita hoje', comemorou o primeiro-ministro Narendra Modi.

(France Presse/G1) A Índia conseguiu nesta quarta-feira (23) colocar sua sonda espacial Mars Orbiter Mission (MOM) - também chamada de Mangalyaan - na órbita de Marte, um sucesso para esta primeira missão do país ao Planeta Vermelho, anunciou o primeiro-ministro Narendra Modi.

"A Índia conseguiu chegar à Marte. Felicitações a todos vocês, ao país inteiro. A história foi escrita hoje", disse Narendra Modi na sede da Agência Espacial Indiana, em Bangalore. A sonda havia sido lançada em 5 de novembro do ano passado.

A MOM foi concebida e desenvolvida em tempo recorde e com um baixo orçamento, mas tornou a Índia o primeiro país da Ásia a chegar a Marte, se unindo a Estados Unidos, Rússia e Europa.

Com um orçamento de US$ 74 milhões, a missão indiana custou uma fração da sonda Maven, lançada pela Nasa - a agência espacial americana - e que entrou na órbita marciana no último domingo. "Conseguimos em nossa primeira tentativa. A ISRO desenvolveu este engenho espacial no tempo recorde de três anos, e todos os indianos estão orgulhosos de vocês", disse Modi aos membros da agência espacial.

A sonda indiana está equipada com sensores destinados a medir a presença de gás metano na atmosfera de Marte, o que reforçaria a hipótese da existência de uma forma de vida primitiva no planeta.
----
Matérias similares na ExameDN - PortugalUOLInovação TecnológicaJBTerraPúblico - PortugalR7VejaYahooO GloboAstronomia On Line - Portugal e Eternos Aprendizes
----
E mais:
A Índia chegou à Marte! (Mensageiro Sideral - Folha)
.
Marte reforçará imagem da Índia como potência espacial (Voz da Rússia)
.
Índia é único país a completar missão espacial em "estreia" (Terra), com matéria similar no iG
.
Estas mulheres ajudaram a Índia a chegar a Marte (Astropolítica)
.
Missão indiana a Marte mais barata que o Gravity (Astropolítica - com infográfico)
.
Índia comemora chegada a Marte (Ulisses Capozzoli - Scientific American Brasil)


----




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário