Superfície do planeta vermelho foi fotografada a 7.300 km de altitude. Equipamento ingressou na órbita de Marte nesta quarta-feira.
(France Presse/G1) A sonda espacial indiana que ingressou na órbita de Marte na quarta-feira (24) enviou suas primeiras imagens do planeta, na qual se observa a superfície repleta de crateras, informou a agência espacial indiana, ISRO.
A ISRO postou uma das imagens, tiradas de uma altura de 7.300 quilômetros, em sua página no Facebook. A foto mostra crateras sobre uma superfície de cor alaranjada. "A vista daqui é muito bonita", afirma a legenda da foto, publicada também no Twitter.
Um funcionário da ISRO disse que os cientistas receberam com êxito várias imagens, enquanto um porta-voz da agência governamental disse que a sonda funcionava corretamente.
A Índia se converteu no primeiro país asiático a alcançar Marte nesta semana, quando a sonda não tripulada Mangalyaan entrou na órbita do planeta vermelho após uma viagem de 10 meses. A missão tem por objetivo buscar sinais de vida no planeta.
Com um orçamento de US$ 74 milhões, a missão indiana custou apenas uma pequena parte do que representou a sonda MAVEN da Nasa americana (US$ 671 milhões), que alcançou a órbita marciana com sucesso no último domingo. Até agora, apenas Estados Unidos, Rússia e Europa conseguiram concretizar este feito.
----
Matérias similares no Terra, Público - Portugal, R7, iG, Veja, Yahoo, DN - Portugal, UOL, O Globo e AstroPT
----
E mais:
Como a Índia chegou a Marte gastando menos que um filme de Hollywood (G1), com matérias similares no R7, iG, UOL e AstroPT
.
7 terrestres invadem Marte (AstroPT)
.
Grupo da Nasa busca evidências químicas de vida extraterrestre (Agência Fapesp), com matérias similares na Exame e Inovação Tecnológica
.
Índia fotografa Marte (UOL)
.
Terra ataca! (Cássio Leandro Dal Ri Barbosa - G1)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário