quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Nasa vai formatar memória de jipe


(Mensageiro Sideral - Folha) Quanto tempo faz desde a última vez que você precisou formatar o disco rígido do seu computador? Bem, essa hora finalmente chegou para o jipe robótico Opportunity, que já está há mais de uma década perambulando pela superfície de Marte.

A Nasa decidiu formatar a memória do jipe após seguidas falhas que levaram a travamentos de sua máquina ultratecnológica. E como um jipe marciano resolve um travamento? Do mesmo jeito que nós, pobre mortais, quando nosso computador pede água: damos um reset nele.

No caso do Opportunity, a própria máquina faz isso sozinha. Travou? Reset. O problema é que ficar desligando e ligando o sistema toda hora atrasa as atividades científicas programadas. E agora está chegando num ponto intolerável. Para que se tenha uma ideia, o Opportunity passou por doze resets só no mês de agosto. Muita coisa, principalmente considerando que a reinicialização leva de um a dois dias.

“Células gastas na memória flash são os principais suspeitos de causar os resets”, explicou em nota John Callas, gerente do projeto no JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa.

Ao reformatar a memória flash (o mesmo tipo de dispositivo que conserva fotografias, vídeos e músicas em smart phones terráqueos), o computador de bordo do Opportunity automaticamente marca as células defeituosas e deixa de usá-las, o que pode solucionar a questão.

A operação exige cuidados, claro, mas é tida como de baixo risco pela agência espacial americana. Até porque o software básico de operação do jipe é armazenado em outro dispositivo de memória, que não é “apagável” e é, por isso mesmo, mais robusto.

O irmão gêmeo do Opportunity, o Spirit (hoje já desativado), passou pelo processo de reformatação há cinco anos, e o procedimento o “curou” de uma crise recorrente de “amnésia” que o estava afetando. Para o Opportunity, que segue firme e forte depois de mais de uma década e 40 km de rodagem no solo marciano, será a primeira vez.

A Nasa espera que a reformatação, programada para acontecer nos próximos dias, possa dar ainda mais vida útil ao velho rover, que conta em sua equipe científica com a participação do físico brasileiro Paulo Antonio de Souza Júnior. Conversei com ele recentemente e ele aposta que o Opportunity ainda tem a contribuir na compreensão do passado geológico do planeta vermelho, que parece ter sido bastante amigável ao surgimento da vida. O jipe pousou em 2004 na região de Meridiani Planum e obteve quase de imediato evidências de que aquele local, bilhões de anos atrás, havia abrigado um mar raso marciano.
----
Matérias similares na ExameUOL e Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário