quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Tempestade em Urano


(Fundação Planetário) Tempestades não são privilégios da Terra. Em alguns planetas do Sistema Solar podemos observá-las. E nos planetas gigantes e gasosos estas tempestades ganham dimensões ainda maiores. Terra e Marte também são frequentemente atingidos por ventos bastante fortes.

A mais conhecida tempestade de todos é a Grande Mancha Vermelha em Júpiter. Ela é observada há mais de quatro séculos - desde a época em que Galileu começou a fazer as suas primeiras observações. Como o planeta é praticamente gasoso, os ventos ali atingem velocidades superiores a 1.000 km/h, bem mais que os furacões que aparecem aqui na Terra e trazem grandes destruições. Saturno também apresenta tempestades.

Os astrônomos, trabalhando com o telescópio do Observatório Keck, no Havaí, conseguiram observar agora um conjunto de tempestades no planeta Urano. Uma grande mancha já havia sido vista naquele planeta por ocasião da passagem da nave Voyager em 1986. Conhecida como “Berg” (pois lembrava um iceberg se desprendendo da calota polar), aquela mancha desapareceu com o tempo, em 2009.

Agora, as manchas observadas com câmeras que captam imagens no infravermelho, são bem mais brilhantes. Os pesquisadores acham que elas estão associadas a vórtices mais profundos na atmosfera e com o tempo atingem alturas cada vez maiores. Os cálculos para saber a origem e a dinâmica destas tempestades ainda precisam de mais informações.

Essas tempestades são bonitas de se observar, pelo menos quando estão bem distantes...

Nenhum comentário:

Postar um comentário