quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Hubble será usado para observar anéis ao redor de asteroide

Gustavo Rossi, Felipe Ribas e Julio Camargo, do Observatório Nacional, integram equipe que usará telescópio espacial

(Portal Brasil) Os pesquisadores Gustavo Benedetti-Rossi, Felipe Braga-Ribas e Julio Camargo, do Observatório Nacional (ON/MCTI), integram equipe que teve sucesso num pedido de tempo de uso do telescópio espacial Hubble. A colaboração reúne cientistas do Southwest Research Institute (Boulder USA), do Observatório Europeu Austral (ESO Chile) e do Instituto de Astrofísica de Andalucía (Espanha), liderados pelo pesquisador Bruno Sicardy, do Observatório de Paris.

A concessão desse tempo de observação resulta do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores, que anunciaram, em março, a descoberta de dois anéis ao redor do asteroide Chariklo. Até então, anéis eram conhecidos apenas ao redor dos gigantes gasosos – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Não se sabe se anéis ao redor de pequenos corpos, como o Chariklo, devem-se a algum processo genérico, ainda desconhecido, ou refletem características excepcionais.

Agora, com o Hubble, os pesquisadores poderão obter imagens diretas e fotometria em vários comprimentos de onda desses anéis, além de efetuar uma busca inédita e profunda de pequenos satélites, bem como de anéis de poeira de brilho tênue, ao redor de Chariklo. As observações com o Hubble foram programadas para 2015 – duas em junho e uma em agosto.

Observatório Nacional
O Observatório Nacional (ON) atua em três grandes áreas de conhecimento - Astronomia, Geofísica e Metrologia em Tempo e Frequência, nas quais realiza pesquisa, desenvolvimento e inovação, com reconhecimento nacional e projeção internacional.

Entre as atividades da instituição constam a formação de pesquisadores em cursos de pós-graduação, a geração, conservação e disseminação da Hora Legal Brasileira e a divulgação do conhecimento produzido através de atividades especializadas.
----
Matérias similares no Inovação Tecnológica e ON


Nenhum comentário:

Postar um comentário