quarta-feira, 11 de junho de 2014

NASA quer levar drone, balão e submarino a lua de Saturno

A NASA vai investir em dois projetos que visam explorar Titã, único astro do Sistema Solar, além da Terra, com sinais de líquidos na superfície


(Exame) Maior lua de Saturno, Titã é o único astro do Sistema Solar com sinais de líquidos na superfície além da Terra. A característica chamou a atenção da NASA, que anunciou recentemente dois projetos que visam a exploração do corpo celeste.

Um deles é o de um submarino autônomo. Batizado de Titan Submarine, o robô seria enviado ao satélite com a finalidade de explorar o Kraken Mare - maior mar da parte norte de Titã, com 997 mil metros de comprimento e 304 metros de profundidade.

Uma vez submerso, o veículo seria usado para medição da composição química do lago, observação de correntes marinhas e levantamento de outros dados. Em Titã, os mares são formados por hidrocarbonetos, metano e outras substâncias presentes na atmosfera do corpo celeste.

"O conceito da missão que estamos propondo vai investigar toda a variedade de fenômenos oceanográficos", afirmou Steven Oleson, criador do projeto do submarino, em nota publicada no site da NASA.

Drone
Além de submarinos, drones também podem ser usados pela NASA na exploração de Titã. Apresentado pelo cientista Larry Mathies, o projeto Titan Aerial Daughtercraft prevê o uso de aeronaves não-tripuladas acompanhadas de balões na exploração do satélite de Saturno.

Pesando menos de 10 quilos, os drones seriam usados para estudar a superfície e a atmosfera de Titã. Fotos microscópicas e em alta resolução seriam feitas a partir dos veículos, que também estariam aptos a fazer mapeamento e colher amostras no local.

Tanto o projeto do drone quanto o do submarino foram aprovados pelo Programa inovador de conceitos avançados da NASA (NIAC, em inglês). Ao todo, 12 projetos receberam 100 mil dólares da iniciativa para um estudo inicial a ser finalizado dentro de nove meses.

Após este período, as propostas que se mostrarem mais viáveis devem receber outros 500 mil dólares. A quantia é destinada ao desenvolvimento efetivo dos projetos, que devem ser finalizados dentro de um prazo de dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário