quarta-feira, 2 de abril de 2014

Nova teoria helicoidal mostra como funciona o Sistema Solar em meio ao Universo


(Jornal Ciência) Esqueça o modelo heliocêntrico: o nosso sistema solar é, na verdade, um vórtice!

O velho modelo newtoniano/copérnico heliocêntrico do sistema solar é uma teoria não comprovada. Um sujeito brilhante chamado Dr. Pallathadka Keshava Bhat veio com uma maneira bem diferente ao analisar o nosso Sistema Solar.

Em primeiro lugar, o modelo heliocêntrico foi sempre apresentada (especialmente pela NASA) como um modelo de "frisbee".

Neste diagrama, parece que a viagem do Sistema Solar é sempre para a esquerda. Quando a Terra também está viajando para a esquerda (por meio ano) ele deve ir mais rápido do que o Sol. Em seguida, na segunda metade do ano, ele viaja em um relativo sentido oposto e por isso deve ir mais devagar do que o Sol. Então, depois de completar uma órbita inteira, ela deve aumentar a velocidade para ultrapassar o Sol em meio ano. E isso seria para todos os planetas. Assim como um frisbee, não existe uma velocidade constante em nenhum dos seus pontos.

Em segundo lugar, a maioria dos planetas são visíveis ao longo de todo o ano. Em um modelo de "flat", cada planeta se esconde atrás do Sol, pelo menos uma vez por ano. Entretanto, não é o que acontece.

A oposição está dividida em dois grupos: um grupo acha que o modelo helicoidal está errado, o outro grupo diz que há pouca ou nenhuma diferença com o modelo atual. Algo muito curioso.

O fato é, se o modelo helicoidal está correto e nosso Sistema Solar viaja em um vórtice, ele vai mudar a forma como pensamos. O modelo helicoidal parece ser muito mais certo do que o heliocêntrico, que, para a maioria, já é algo ultrapassado. Entretanto, ainda é necessário um pouco mais de pesquisas para se ter certeza como a Terra e seus companheiros cósmicos no Sistema Solar viajam pela Via Láctea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário