quinta-feira, 20 de março de 2014

Novo canal em Marte intriga cientistas. Por que ele está lá?

Divulgadas pela NASA, fotos mostram novo canal em Marte formado em 2 anos e meio. Hipótese mais provável é que congelamento de gelo seco tenha originado a fenda


(Exame) Astrônomos do mundo inteiro estão com os olhos voltados para a Marte. Tudo por conta da formação de um novo canal nas terras altas na parte sul do planeta. Presente em fotos divulgadas pela NASA, o acidente geográfico é de origem desconhecida.

"Acidentes geográficos como canais e ravinas são comuns em Marte", afirmou a NASA em seu site. Nas imagens, é possível ver que o novo canal é, na verdade, um prolongamento de outro maior e que já exisitia antes.

A foto que revela a formação do canal é de maio de 2013, mas só foi divulgada ontem pela NASA. Num registro de novembro de 2010, a formação não aparece.

Hipóteses
Segundo a agência espacial americana, a hipótese mais provável é que a fenda no terreno tenha se formado em função do congelamento de reservas de dióxido de carbono, o popular gelo seco.

As imagens foram registradas por uma câmera acoplada à sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO). No mês passado, foram divulgadas fotos feitas pela MRO que apontavam indícios de água em Marte, outra possível razão para formação de canais no planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário