sexta-feira, 28 de março de 2014

Em campo de testes que simula solo de Marte, europeus apresentam jipe-robô


(Associated Press/Folha) Parece uma caixa de areia gigante, exceto pela areia avermelhada e pelos "brinquedos" à mostra, protótipos de veículos caríssimos projetados para suportar uma viagem a Marte. Assim é o campo de testes "Mars Yard", da Agência Espacial Europeia.

Um jipe-robô apresentado ontem no local, em Stevenage, na Inglaterra, foi batizado de Bryan e criado para perfurar o solo em busca de sinais de presença de vida.

O plano da agência é desenvolver um veículo autônomo que possa ser lançado em 2018 como parte do ambicioso projeto Exomars, que terá início em 2016 com o lançamento de uma sonda orbital e um módulo de demonstração de aterrissagem.

O objetivo do programa é conseguir trazer amostras de solo marciano de volta para a Terra em 2020.

Os jipes-robôs, desenvolvidos nas instalações de defesa e espaço da Airbus, serão capazes de perfurar amostras e entregá-las a um laboratório de bordo. A informação colhida será então enviada para a Terra. A broca do jipe é projetada para penetrar até dois metros abaixo do chão, acessando uma área protegida da radiação e que pode conter reservas de água.

"Se houver vida em Marte, é ali que esperamos encontrá-la", diz Abbie Hutty, engenheira do projeto.
----
Matéria similar no Mensageiro Sideral - Folha  e Terra (vídeo)
----
E mais:
ExoMars: cientistas escolhem local de pouso para rover (Voz da Rússia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário