quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Saiba a origem dos nomes dos planetas do sistema solar

De Mercúrio a Netuno, Autor Do Livro "Uma Aventura No Espaço" Explica a Mitologia Dos Planetas

(Yahoo) O universo é cheio de mistérios e curiosidades, incluindo os nomes dos planetas do Sistema Solar. A nomenclatura dos planetas geraram algumas especulações, inclusive com seus nomes. Afinal, é necessário ter uma denominação oficial que seja aprovada na comunidade astronômica.

Marcos Calil, Coordenador Científico do Planetário e Teatro Digital de Santo André (Planetário Johannes Kepler), conta que os planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno eram observados, na Antiguidade, a olho nu, e assim se iniciaram as denominações dos planetas por meio dos povos antigos. Os nomes estariam envolvidos em homenagens mitológicas.

Atualmente, os astros do universo precisam passar por alguns procedimentos para conseguirem um nome oficial, que passa pela União Astronômica Internacional (IAU), que analisa os termos ou qualquer definição sugerida.

"Não é a NASA quem analisa os termos ou definições para os nomes dos planetas", afirma o astrônomo Calil.

De acordo com as informações da IAU, para o planeta ter uma nomenclatura é necessária a identificação de algumas características importantes, como a descrição da superfície ou das formações geológicas. O nome sugerido será revisado pelo Grupo de Trabalho para Nomenclatura do Sistema Planetário (WGPSN).

"Após Plutão e Ceres, todos os objetos celestes que poderão se tornar planetas anões, asteroides, cometas, entre outros, possuem uma nomenclatura própria e os nomes que conhecemos são "apelidos" ou homenagens para seus descobridores", explica Calil.

O sistema solar é composto por oito planetas, após Plutão ter sido rebaixado para planeta anão, em 2006. Por ordem de distância do Sol, entenda a denominação dos planetas, segundo informações do, também, autor do livro "Uma Aventura no Espaço" *, Marcos Calil.

Mercúrio
O nome Mercúrio originou-se após os gregos acreditarem que o planeta era dois objetos celestes distintos, pois era visto ao entardecer e no amanhecer, este se referia a Apolo, deus do dia. Já o entardecer era Mercúrio, o deus do ladrão que realizava seus roubos ao anoitecer. Perceberam que os astros não apareciam juntos e entenderam que era apenas um, prevalecendo então o nome Mercúrio.

Vênus
O objeto celeste é o terceiro mais brilhante, depois do Sol e da Lua. O seu nome foi sugerido por Pitágoras. O nome é associado à deusa da beleza e do amor, além disso, pode ser chamado de Vésper ou Véspero, que significa estrela da tarde.

Terra
O termo vem da deusa grega Gaia e mãe dos Titãs, segundo o Etymology Dictionary. A deusa romana da terra era Tellus, usada em inglês poeticamente ou retoricamente para "Terra personificada" ou "a terra como um planeta".

Marte
O planeta foi assim chamado pelos gregos que deram este nome por causa de sua cor vermelha, nome do deus da guerra.

Júpiter
O planeta possui um forte brilho conhecido desde 2000 a.C pelos Caldeus, foi chamado de Mestre do Céu. Assim, Júpiter foi considerado o pai dos deuses.

Saturno
Conhecido pelos hebreus há mais de 2000 a. C., Saturno ganhou essa denominação após antigos registros em 583 a.C, em Atenas por Thius, que fez uma referencia sobre a ocultação da Lua, onde ela passava à frente de Saturno. Ainda, Saturno era representado por Knonos, o pai e assim representado por Ouranos, por sua vez Urano.

Urano
Urano foi observado em 1680 por astrônomos, mas acreditavam que o planeta era uma estrela. Em 1781, o astrônomo William Herschel o descobriu. Para manter a tradição dos nomes gregos e romanos, o astrônomo Johann Elert Bode sugeriu Urano, o pai de Kronos.

Netuno
O planeta foi descoberto por Le Verrier, que sugeriu Netuno, pois a cor do planeta é esverdeada, o que lembrava o deus romano do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário