segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Emissárias da Humanidade


(Cesar Baima - o Globo) Desde o início da Era Espacial, nos anos 50 do século passado, a Humanidade tem usado naves robóticas para explorar o Sistema Solar. Por serem máquinas, elas só precisam basicamente de uma boa e confiável fonte de energia, sem os perigos e a necessidade de ar, água e comida, por exemplo, que uma missão tripulada demandaria.

Podendo ir onde nenhum homem, ou mulher, jamais esteve, ao todo foram lançadas cerca de 160 missões do tipo nas últimas seis décadas pelos mais diversos países ou conjunto de nações, algumas inclusive já “extintas”, como a União Soviética. Graças a estas naves, aprendemos muito sobre nosso Sol, a Lua e os outros planetas e agora temos até uma delas, a Voyager 1, no espaço interestelar.

E neste belo infográfico que abre o post, divulgado pelo World Science Festival (clique aqui para ver em tamanho grande), podemos saber onde estão e ter informações resumidas sobre 25 missões destas emissárias da Humanidade em atividade, isto é, a caminho ou já em seus destinos, conduzindo experimentos ou ainda capazes de se comunicar com a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário