segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Rocha misteriosa aparece em frente a robô em Marte

O anúncio da descoberta foi feito por cientistas da NASA durante um evento do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech)


(Info/Exame) Uma pedra no solo de Marte tem intrigado cientistas. Em uma primeira imagem feita pelo robô Opportunity não há indícios da rocha. Dois dias depois, ela surge em um lugar bem visível, no mesmo local da foto anterior. As informações são do Discovery News.

O anúncio da descoberta foi feito por cientistas da NASA (Agência Espacial Americana) durante um evento do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech). O evento comemorou os 10 anos de exploração dos robôs em Marte.

A foto da esquerda foi feita 3528 dias marcianos após a chegada do Opportunity em Marte. A imagem da direita foi feita exatamente no mesmo lugar, 12 dias depois.

Os cientistas não sabem ao certo como a pedra chegou lá. Uma das hipóteses é que a rocha surgiu após o impacto de um meteorito em Marte.

Há também a possibilidade de o robô ter dado uma volta e ter arrastado a pedra com uma de suas rodas. A teoria do meteorito é considerada a menos provável.

O robô Opportunity está em Marte desde janeiro de 2004. Nesses anos, o Opportunity tem superado expectativas. O robô foi lançado ao planeta junto de seu irmão, o Spirit, que já não funciona mais.
----
Matérias similares no G1HypescienceGalileuiGEstadão e AstroPT
----
E mais:
Nasa tenta explicar pedra que "surgiu" em frente a sonda em Marte (Terra)
.
NASA intrigada com rocha em forma de donut em Marte (DN - Portugal)
.
Opportunity completa 10 anos flagrando rocha misteriosa em Marte (Inovação Tecnológica)
.
“Pedra que Rola não Cria Limo” (Fundação Planetário)
.
A 'pegadinha do marciano' (Cesar Baima - O Globo)
----
UPDATE:
Nasa investiga rocha misteriosa descoberta em Marte (G1), com matéria similar no UOL
.
Homem pede na Justiça que Nasa investigue rocha "viva" em Marte (Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário