quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Asteroide Magneto


(Fundação Planetário) Nos quadrinhos dos X-Men, o famoso vilão mutante Magneto tem o poder de controlar os campos magnéticos e os metais. Num dado momento da saga, Magneto cria um asteroide artificial metálico em órbita da Terra. Tal fortaleza era chamada ora de Asteroide M, ora de Utopia. Por ser metálico, o Asteroide M potencializava os poderes magnéticos do vilão e servia de base para sua Irmandade dos Mutantes, rivais dos X-Men.

Quando Stan Lee e Jack Kirby criaram a história do Magneto, na década de 60, quem diria que encontraríamos no espaço um asteroide real semelhante ao da ficção?

O astro se chama Psique 16 e foi descoberto em 1852. Da década de 1980 para cá, se descobriu que 90% do asteroide é composto de ferro e níquel. É bem provável que este corpo tenha sido o núcleo de um asteroide maior semelhante a Vesta. É possível que Psique perdeu suas camadas mais externas devido a impactos no passado. O campo magnético de Psique é bem intenso, o que pode tornar sua exploração desafiadora. Imagine uma sonda metálica se aproximando deste gigantesco imã: dificuldade de navegação seria um problema certo. Será preciso fazer uma nave de plástico? Minerar um corpo como este teria valor comercial? O que vamos aprender sobre o interior dos asteroides?

Uma coisa é certa: se o Wolverine existisse (com seu esqueleto metálico) ele também estaria enrascado na superfície de Psique!

Links interessantes:
http://www.megacurioso.com.br/exploracao-espacial/40464-asteroide-de-metal-considerado-como-um-imenso-ima-esta-circulando-o-sol.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/16_Ps%C3%ADque
http://en.wikipedia.org/wiki/Asteroid_M

Nenhum comentário:

Postar um comentário