sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

A rotação de Fobos, em vídeo



(Física na Veia) O video acima mostra detalhes de Fobos, uma das duas luas de Marte, o quarto planeta do Sistema Solar, também conhecido como Planeta Vermelho. O filme foi criado a partir de imagens estáticas do satélite marciano feitas pela Mars Express da ESA - Agência Espacial Europeia. Veja-o em tela inteira. É incrível!

A rotação acelerada de Fobos que observamos no vídeo é uma ilusão criada pela sequência de imagens. Fobos, assim como a nossa Lua, tem rotação e translação sincronizadas, ou seja, com o mesmo período. Dessa forma, Fobos rotaciona lentamente ao redor de si mesmo enquanto orbita o planeta Marte, sempre "mostrando" a mesma face para o planeta, assim como a nossa Lua sempre "mostra" o mesmo lado para o nosso planeta enquanto o orbita (saiba mais nesse post).

Junto com Deimos, Fobos completa a dupla de satélites marcianos. Fobos e Deimos são dois corpos bem pequenos, com diâmetros médios de 22 km e 13 km, respectivamente. Como podemos observar no vídeo, Fobos é bastante irregular. Deimos também é. Por terem pequena massa, eles não têm gravidade suficiente para serem "moldados" no formato esférico como alguns corpos maiors e mais massivos do Sistema Solar.

Acredita-se que Fobos e Deimos faziam parte do Cinturão de Asteroides, faixa de asteroides situada entre Marte e Júpiter. Mas a gravidade marciana deve ter capturado os dois, obrigando-os a orbitarem o planeta Marte (em vez do Sol), "escravizando-os" como satélites do planeta vermelho.

O belíssimo e curioso vídeo foi publicado em destaque no dia 25 de dezembro de 2013 no APOD - Astronomy Picture of The Day da NASA - Agência Espacial Americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário