quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Nasa mandou dinheiro para Marte


(Mensageiro Sideral- Folha) Esse é um texto curtinho só para homenagear aqueles que vivem dizendo que é uma bobagem mandar dinheiro para o espaço. A Nasa mandou um “penny” (uma moeda de um centavo de dólar) para Marte a bordo do jipe Curiosity. E agora, só para provocar (bem, não exatamente), tirou uma foto dele lá no planeta vermelho.

A imagem foi feita com a câmera Mahli (Mars Hand Lens Imager), localizada no braço robótico da sonda (e a mesma usada para tirar auto-retratos como o que se vê aqui), para demonstrar seu poder de resolução (14 micrômetros por pixel) e o nível de poeira que junta no coitado do Curiosity sem ninguém para passar um paninho nele de vez em quando.

Note que a moeda está afixada no jipe na vertical, então a poeira que se vê ali está grudada mesmo. É o vento que faz isso por lá.

E a imagem não foi feita à toa. Ela serviu para testar o poder de resolução da câmera, em sua aproximação máxima de um objeto. Os detalhes da moeda ajudam a avaliar o desempenho, que não deixou a desejar. Agora esperemos que a Mahli seja usada com esse nível de “aprochego” em alvos científicos encontrados em Marte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário