segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Minijato de poeira é visto por sonda da Nasa em um dos anéis de Saturno

Fenômeno ocorre por colisão, em baixa velocidade, de material do núcleo. Imagem foi feita em luz visível em junho e divulgada nesta segunda (16).


(G1) A sonda espacial Cassini, que estuda Saturno e suas luas desde 2004, registrou um minijato no anel F do planeta dos anéis. A imagem foi feita em luz visível, no dia 20 de junho, e divulgada nesta segunda-feira (16) pela agência espacial americana (Nasa).

Segundo os cientistas, os minijatos são causados por colisões, em baixa velocidade, de poeira vinda do núcleo do anel.

A foto clicada pela Cassini com uma de suas duas câmeras está 48° abaixo do plano normal dos anéis. A imagem foi obtida a uma distância de cerca de 1.400 mil km de Saturno, em uma escala de 8 km por pixel.

No canto superior direito da imagem acima, também aparece o anel A do sexto planeta do Sistema Solar. Seus sete anéis são nomeados de A a G, pela ordem em que foram descobertos. São eles: D, C, B, A, F, G e E.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo entre a Nasa, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana (ASI). A equipe que processa e libera as imagens fica no Instituto de Ciência Espacial, em Boulder, Colorado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário