quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Imagem 3D do asteróide Steins



(PC Guia) A Agência Espacial Europeia (ESA) revelou uma imagem em 3D do asteróide Steins. Há cinco anos, a missão Rosetta da ESA passou pelo asteróide Steins a caminho do cometa Churyumov-Gerasimenko, onde finalmente irá chegar no próximo ano após uma década no espaço.

A imagem é baseada em dados recolhidos pela Rosetta durante a sua maior aproximação ao Steins, a 5 de Setembro de 2008, quando a nave chegou a cerca de 800 quilómetros de distância do asteróide, com cinco quilómetros de diâmetro em forma de diamante.

Conseguem observar-se cerca de 40 crateras de impacto, incluindo a grande cratera de dois quilómetros de diâmetro e 300 metros de profundidade no cimo do Steins e uma cadeia de várias crateras mais pequenas, que se estendem do pólo norte do asteróide (fundo da imagem) até à grande cratera.

A Rosetta está agora em hibernação no espaço profundo. Mas, no final de Janeiro 2014, será despertada do sono para se preparar para o seu encontro com o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko alguns meses mais tarde.

A Rosetta irá acompanhar o cometa em torno do Sol, testemunhando pela primeira vez como um cometa congelado é transformado pelo calor do sol.

A missão também inclui um módulo de aterragem, o Philae, que irá pousar sobre a superfície do cometa em Novembro de 2014.

Para ver melhor a imagem, utilize óculos estereoscópicos com filtros verde-vermelho ou vermelho-azul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário