quarta-feira, 3 de julho de 2013

Votação online define nomes das novas luas de Plutão: Cérbero e Estige

Público aceitou sugestão de astrônomos e definiu os nomes das luas


(Terra) A União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) anunciou nesta terça-feira que Kerberos e Styx (Cérbero e Estige, em português) foram oficialmente reconhecidos como os nomes da quarta e quinta luas de Plutão, descobertas em 2011 e 2012. Os nomes foram submetidos à IAU pelo líder da equipe responsável pela descoberta, que pediu ajuda ao público para definir os nomes em uma votação aberta que atraiu grande número de participantes. O nome mais votado, porém, não foi o escolhido.

A união dos astrônomos informou hoje que reconheceu oficialmente os nomes das luas, que até então eram conhecidas como P4 e P5. Os nomes propostos foram endossados pela população em uma votação que solicitou ao público sugestões de nomes para as duas luas descobertas recentemente. Ambas se somam às outras três que orbitam o mais conhecido planeta anão do Sistema Solar.

Entre 21 nomes que disputavam a preferência dos internautas, Vulcano foi o mais votado. Não pela referência ao deus romano do fogo, mas porque é assim chamada a estrela de Star Trek (Jornada nas Estrelas, no Brasil). No total, mais de 450 mil pessoas participaram da votação organizada pelo Seti Institute, da Califórnia, que terminou em 25 de fevereiro. A IAU justificou o fato de não ter escolhido Vulcano porque esse era o nome de um planeta hipotético entre Mercúrio e o Sol. Apesar de ter se descoberto que o planeta não existe, o termo "vulcanoide" permanece ligado aos asteroides existentes dentro da órbita de Mercúrio.

As novas luas foram descobertas durante observações do sistema de Plutão feitas com o telescópio Hubble. O anúncio aumenta de três para cinco o número conhecido de satélites naturais do planeta anão. Kerberos fica entre as órbitas de Nix e Hidra, duas luas maiores encontradas pelo Hubble em 2005. Styx fica entre Caronte e Nix. Ambas têm órbitas circulares, presumivelmente no mesmo plano de outros satélites no sistema. Kerberos tem um diâmetro estimado em 13 a 34 quilômetros, enquanto Styx parece ter uma forma irregular e possui entre 10 e 25 quilômetros, de acordo com as estimativas dos astrônomos.

Curiosamente, os dois nomes estão relacionados ao inferno, conforme representado na mitologia grega. Cérbero era um cão de três cabeças que guardava a entrada de Hades - onde as almas entravam para nunca mais sair. Estige era um dos rios por onde navegava Caronte, o barqueiro do inferno - que dá nome a outra das lua de Plutão. Esses personagens são proeminentes no Inferno, de Dante, primeira parte da obra-prima Divina Comédia.
----
Matérias similares no Apolo11UOL e G1
----
Finalmente batizados! (Cásssio Leandro Dal Ri Barbosa - G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário