terça-feira, 18 de junho de 2013

Primeiro mapa topográfico de Titã

Para se entender os processos climáticos de Titã interessa saber como é o seu terreno, diz a NASA


(Ciência Hoje - Portugal) A partir de dados recolhidos pela sonda Cassini, cientistas da NASA criaram o primeiro mapa topográfico de Titã, a maior lua de Saturno. Este será uma ferramenta valiosa para aprender mais sobre um dos mundos mais parecidos com a Terra e um dos mais interessantes do Sistema Solar.

Titã é, também, a segunda maior lua do no nosso sistema planetário, com um raio de 2574 quilómetros. Devido às suas características únicas foi sempre motivo de interesse para a comunidade científica.

É o único satélite natural conhecido, até agora, que tem nuvens, líquido à superfície e uma misteriosa atmosfera espessa. Esta é composta principalmente por nitrogénio, como a da Terra. Mas nesta lua é o metano que actua em forma de “vapor de água” e é ele que forma nuvens, caindo depois em forma de chuva.

“Titã tem uma actividade rica; para entender estes processos interessa saber como é o terreno”, afirmou Ralph Lorenz, um dos autores do trabalho, publicado na revista «Icarus». É especialmente útil “para os investigadores das áreas de hidrologia e clima, que necessitam de saber a altura do terreno”.

A NASA explica que a espessa neblina de Titã dispersa a luz, complicando a tarefa das câmaras remotas, que têm como objectivo observar as formas da paisagem e as sombras.

Praticamente todos os dados obtidos até agora de Titã foram fornecidos pela Cassini. A sonda utilizou, nos sobrevoos ao satélite, um gerador de imagens de radar que consegue observar através da bruma. Estes dados podem ser utilizados para estimar a altura da sua superfície.

“Com este novo mapa topográfico, um dos mundos mais fascinantes e dinâmicos do Sistema Solar pode ver-se agora em 3D”, indica Steve Wall, outro dos autores do trabalho. “Na Terra, os rios, os vulcões e até o clima estão relacionados com a altura das superfícies. Estamos ansiosos por ver o que podemos aprender sobre estes aspectos em Titã”, conclui.
----
E mais:
Um vislumbre de Kraken Mare (AstroPT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário