sexta-feira, 21 de junho de 2013

Pálido ponto azul versão 2013


(Física na Veia)  Em 14 de fevereiro de 1990 a NASA enviou um comando para a Voyager 1 virar-se e fotografar os planetas que havia visitado e deixado para trás. Era o final oficial desta incrível missão que visitou o Sistema Solar exterior e depois lançou-se para longe do Sol, viajando para fora do nosso sistema planetário*.
Uma imagem chamou a atenção de todos e inspirou Carl Sagan (1934-1996): a Terra, nosso planeta, visto a 6,4 bilhões de quilômetros de distância e, segundo o próprio Sagan, "apenas um pálido ponto azul". A imagem é esta. Abra a versão maior e procure pela Terra. É um pontinho minúsculo que parece estar num "raio dourado" (que na verdade é uma ilusão causada pelo reflexo da luz solar nas lentes). Se não conseguir encontrá-la, veja esta outra versão da imagem (tratada e com a Terra circundada).

Quatro anos depois, em 1994, Sagan lançou o livro "Pálido Ponto Azul" inspirado na imagem da Voyager 1.

Daqui a exatamente um mês, em 19 de julho, a sonda Cassini, enviada para Saturno, vai fotografar a Terra. A imagem acima é uma simulação do que veremos pelos olhos da Cassini: Saturno em close, inteiro, com seu incrível sistema de anéis, com o Sol iluminando-o por trás (do ponto de vista da nave). E o mais incrível: a Terra, um mero pixel na imagem, logo abaixo do gigante gasoso!

Será um oportunidade incrível de vermos novamente a nossa casa ao longe, a 1,44 bilhões de quilômetros de distância (cerca de dez vezes a distância média Terra-Sol). A NASA está tratando este experimento da sonda Cassini como um evento chamado de Wave at Saturn.

Vou aguardar com muita curiosidade. Já anotei na minha agenda. Certamente vai ter post por aqui quando a foto for publicada.

* No site oficial do projeto Voyager há mais informações sobre a Voyager 1 e sua gêmea Voyager 2 que até hoje ainda funcionam. Não deixe de conferir uma espécie de hodômetro que mede em tempo real a distância desta naves à Terra.

Simule você também
A simulação acima foi feita usando o Solar System Simulator 4.0 do JPL/NASA. Ele roda on line. Aqui. Experimente!

Dica: Para obter a imagem acima você vai ter que fazer as escolhas certas. 1. Show me = Saturn; 2. As seen from = Cassini; 3. On = Jul / 19; 4. I want a field of view of = 20 (degrees); 5. I want the body to take up = 30 (%); 6. Em "options" escolha apenas "extra bright". E depois deste setup, clique em "run simulator".

Nenhum comentário:

Postar um comentário