terça-feira, 25 de junho de 2013

NASA divulga imagem da superfície de Vênus


(Baboo) Com ajuda da espaçonave Magellan, a NASA compilou uma imagem para divulgar como é a superfície de Vênus. Como podemos ver na criação em 3D feita por um computador, a imagem reflete a superfície derretida do planeta.

A superfície de Vênus
Para criar essa imagem, a Magellan usou um radar que estudou o planeta entre 1990 e 1994. Neste estudo foram encontrados dados interessantes, como espécies de erosões de até 25 Km. O solo apresenta evidências de extenso vulcanismo e o enxofre na atmosfera. Não há, porém, evidências de fluxo de lava na superfície, o que torna parte de sua composição um mistério. Ainda existe pouca informação sobre a estrutura interna do planeta.



Vênus é bastante semelhante à Terra em relação ao seu tamanho, massa, densidade e volume. E cientistas até acreditam que os dois planetas tiveram uma origem parecida, algo em torno dos 4,5 bilhões de anos.

As diferenças, porém, estão nas altíssimas temperaturas, que podem derreter até metais. A superfície do planeta também conta com uma grande quantidade de dióxido de carbono e uma pressão 90 vezes maior que na Terra.

Pesquisadores também acreditam que Vênus seja um planeta que esteja geologicamente ativo, estado não tão comum em corpos no Sistema Solar. E ele é um dos únicos no sistema em atividade nos últimos 3 bilhões de anos, junto com a Terra e uma lua de Júpiter. De qualquer forma, nenhuma sonda pode “sobreviver” às enormes temperaturas do planeta para estudá-lo com mais precisão.

O diâmetro de Vénus é apenas 650 km menor que o da Terra e sua massa é 81,5% a da Terra. Ele apresenta, no entanto, um número de vulcões várias vezes superior ao do nosso planeta. Possui 167 enormes vulcões que têm mais de 100 km de diâmetro. Além disso, sondas soviéticas Venera 11 e Venera 12, enviadas para Vênus em 1978. detectaram um fluxo constante de raios no local. Essas sondas perderam contato com a Terra 95 e 110 minutos, respectivamente, após chegarem ao planeta.
----
E mais:
A neve de Vênus é bem diferente do que você imagina (Hypescience)

Nenhum comentário:

Postar um comentário