segunda-feira, 6 de maio de 2013

NASA buscará amostra do asteroide Bennu

(Epoch Times) A missão Osiris Rex da NASA lançará em 2016 uma nave que fará contato dois anos mais tarde com o asteroide Bennu e, após recolher amostras, regressará a Terra, informou a NASA em 1º de maio.

Bennu é o nome de uma antiga divindade egípcia e agora o apelido do asteroide (101955) 1999 RQ36, dado pelo jovem Michael Puzo de nove anos ao participar de um concurso recente realizado pela NASA para tal efeito.

O astrônomo Jason Dworkin, parte da equipe Osiris Rex, expica que com uma amostra do Bennu, um asteroide rico em carbono, espera-se encontrar pistas sobre a origem do sistema solar, fontes de água e moléculas orgânicas que possam ter contribuído para o desenvolvimento da vida na Terra, destacou da NASA.

“A missão será uma parte essencial dos planos da NASA para buscar, estudar, capturar e deslocar um asteroide”, acrescentou a agência espacial norte-americana.

O asteroide Bennu foi descoberto em 1999, no início do Programa de Observação de Objetos Próximos da Terra da NASA.

A NASA informa que a agência Goddard se encarregará da administração geral da missão, da engenharia de sistemas e da segurança da missão, entretanto, a Universidade do Arizona será a principal instituição que realizará as investigações.

Asteroides são corpos rochosos, “mundos sem ar que orbitam nosso Sol, que são demasiado pequenos para serem chamados de planetas”, diz a NASA.

Eles podem ter o tamanho de apenas alguns metros de diâmetro, porém também chegam a ter vários quilômetros.

Dezenas de milhares destes “pequenos planetas” orbitam o cinturão principal de asteroides, um anel com forma de uma imensa rosquinha entre as órbitas de Marte e Júpiter. Os asteroides que passam nas cercanias da Terra são denominados Objetos Próximos da Terra (NEOs; Near Earth Objects).

Nenhum comentário:

Postar um comentário