segunda-feira, 15 de abril de 2013

Imagens registradas na superfície de Marte podem ser de sonda soviética

Fotos da Nasa podem ter localizado sonda Mars 3, que pousou em 1971. Achado foi de internautas russos, em imagem publicada cinco anos atrás.



(G1) Imagens da superfície marciana feitas pela Nasa mostram objetos que podem ter sido utilizados por uma missão soviética em 1971. A possível descoberta foi feita por russos entusiastas da exploração espacial, que identificaram os objetos em imagens que já tinham sido publicadas anteriormente pela Nasa.

Na foto feita há cinco anos pela sonda Mars Reconnaisance Orbiter, da Nasa, aparecem figuras que podem ser peças da missão Mars 3. As peças seriam um paraquedas, um escudo de calor, um retrofoguete e a estrutura usada no pouso da sonda.

Em 1971, o programa espacial soviético lançou duas missões com composições semelhantes – a Mars 2 e a Mars 3. Ambas eram compostas por uma sonda no solo e outra na órbita do planeta. No entanto, a Mars 2 se acidentou na queda e a Mars 3 – que estaria representada nas fotos – perdeu contato com a Terra poucos segundos depois de pousar. As sondas da órbita funcionaram conforme o previsto.

Embora muitas vezes rejeite suposições sobre imagens vistas em outros planetas, a Nasa reconheceu que, desta vez, a leitura dos internautas russos faz sentido, e até publicou a notícia em seu site oficial.

“Juntas, essa série de imagens e sua disposição no solo estão notoriamente de acordo com o que seria esperado do pouso da Mars 3, mas explicações alternativas para essas imagens não podem ser descartadas”, afirmou Alfred McEwen, pesquisador principal do projeto Hirise, câmera usada pela sonda Mars Reconnaisance Orbiter.
----
Matérias similares na Galileu e Ciência Hoje - Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário