terça-feira, 2 de abril de 2013

Conjunção Solar fará Nasa suspender comunicações com Marte



(Apolo11) Nos próximos dias, as comunicações com Marte ficarão extremamente prejudicadas devido à posição do Sol e para evitar maiores problemas a Nasa decidiu suspender o envio de qualquer comando às naves que estão na órbita do Planeta Vermelho.

Visto da Terra, Marte está do lado oposto do Sol, visualmente quase colado a ele. Essa conjunção acontece a cada 26 meses, quando as posições orbitais fazem os dois ficarem 180 separados, tendo o Sol ao centro.

Da mesma forma que as ondas luminosas, as ondas de rádio também se propagam em linha reta, o que significa que o Sol está quase que no meio do caminho da linha de visada das antenas que fazem a comunicação entre os dois planetas, aumentando tremendamente a quantidade de ruído na conexão de dados com as naves que ali estão.

"Esta é a nossa sexta conjunção. Temos muita experiência com isso, mas cada uma tem características próprias, o que as torna diferentes.", disse Chris Potts, diretor da missão espacial Odissey junto ao Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL.

As transmissões da Terra aos satélites permanecerão suspensas até que a separação angular entre Marte e o Sol seja maior que 2 graus (um espaço de quatro luas cheias), permitindo que o pequeno ângulo de abertura das antenas consiga fazê-las enxergar uma a outra sem a interferência solar.

Segundo a Nasa, entre 9 de abril e 26 de abril as comunicações ficarão suspensas. Nesse período, os orbitadores continuarão a realizar suas tarefas científicas, mas de forma reduzida. Eles também continuarão a receber e armazenar os dados enviados pelos robôs e serão transmitidos à Terra assim que as operações forem reiniciadas.

Estima-se que durante esse tempo serão armazenados cerca de 40 gigabits de dados produzidos pelo orbitador MRO, que também deverá salvar os 12 gigabits produzidos pelo Curiosity. Os dados serão enviados à Terra a partir do dia 1 de maio.

A única comunicação que os engenheiros do JPL terão do Curiosity será na forma de bips, que serão enviados diariamente informando as condições básicas dos sistemas de bordo. Os bips serão transmitidos diretamente pelo jipe e também retransmitidos pelo orbitador Odissey, em taxa de transferência extremamente baixa para diminuir os erros produzidos pela interferência solar.

Importante: Não olhe na direção do Sol para tentar ver o planeta Marte, pois poderá causa cegueira permanente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário