quarta-feira, 6 de março de 2013

Sonda Curiosity começa a se recuperar de falha em computador



(Folha) O jipe-robô Curiosity, que desde meados de 2012 explora Marte, está se recuperando de uma falha no computador na semana passada. Os cientistas da missão dizem que a sonda pode estar de volta à ação já neste fim de semana.

O Curiosity entrou em uma fase preventiva de atividade mínima, uma espécie de modo de segurança, na última quinta-feira (28), quando o jipe passou a usar seu computador de backup. Os técnicos fizeram a troca após perceberem um problema com a memória flash no computador principal da sonda.

O descanso do Curiosity, no entanto, tem tudo para ser breve. Ele saiu do modo de segurança no sábado e começou a usar sua antenas de longo alcance já um dia depois.

Apesar de o jipão estar se recuperando, os cientistas responsáveis dizem que ainda há muito trabalho a ser feito. Os engenheiros ainda estão configurando um outro computador de backup da sonda, para operações na superfície, algo que deve durar ainda alguns dias.

A causa da falha no computador do Curiosity também ainda não foi muito bem esclarecida. A Nasa espera ligar novamente o computador principal da sonda na próxima quarta para analisar melhor o caso.

"Nós realmente não podemos dizer a causa do problema sem ligar o computador e tentar ler as locais da memória que parecem estar corrompidos", afirmou Richard Cook, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa em Pasadena, Califórnia, ao site especializado Spece.com.

Segundo o cientistas, os danos causados pelos raios cósmicos são transitórios, o que torna possível que o problema em um dos computadores principais desapareça quando ele foi reiniciado. De qualquer maneira, o grupo está otimista em reativar o computador.

A MISSÃO
O Curiosity, que pousou em Marte em 6 de agosto de 2012 para uma missão de dois anos, está procurando sinais de condições geológicas e químicas necessárias para abrigar e preservar a vida microbiana.
----
Matéria similar no Cienctec
----
E mais:
Curiosity tem seu primeiro problema técnico em Marte (iG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário