terça-feira, 26 de março de 2013

Imagem mostra lua Mimas flutuando sobre Saturno e seu hexágono polar norte



(NASA/Cienctec) Saturno e seu hexágono polar norte deixam a sua lua Mimas anã enquanto ela flutua sobre o limbo do planeta. A Anel A de Saturno também aparece na parte mais a direita da imagem. Mimas tem 396 quilômetros de diâmetro.

Essa imagem foi feita em direção ao lado iluminado pelo Sol dos anéis de Saturno a aproximadamente 21 graus acima do plano dos anéis. A imagem foi feita com a câmera de grande angular da sonda Cassini no dia 28 de Novembro de 2012, usando um filtro espectral sensível aos comprimentos de onda da luz infravermelha próxima centrada em 752 nanômetros.

A imagem acima foi obtida a uma distância aproximada de 797000 quil6ometros de Saturno e com o conjunto, Sol-Saturno-Cassini em fase com ângulo de 4 graus. A escala da imagem é de 44 quilômetros por pixel.

A missão Cassini-Huygens é um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia e da Agência Espacial Italiana. O Laboratório de Propulsão a Jato, uma divisão do Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena, gerencia a missão para o Science Mission Directorate da NASA em Washington. O módulo orbital Cassini e suas duas câmeras a bordo foram desenhadas, desenvolvidas, e montadas no JPL. O time de imageamento fica baseado no Space Science Institute em Boulder no Colorado.

Para mais informações sobre a missão Cassini-Huygens, visite:

http://saturn.jpl.nasa.gov ou http://www.nasa.gov/cassini . O site da equipe de imageamento da sonda Cassini é: http://ciclops.org .

Nenhum comentário:

Postar um comentário